quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Palestra Alinex


Realizou-se hoje na Escola Secundária de Santo André, a palestra sobre o Sistema Operativo “Alinex”. Esta palestra foi organizada pelos professores Sónia Paixão, Filipe Rocha e Nuno Ramalho, com a especial colaboração das colegas Mariana Guerreiro e Susana Ferreira. Como oradores da palestra estiveram presentes dois elementos da equipa de desenvolvimento do Alinex, Pedro Salgueiro e Cláudio Fernandes da Universidade de Évora que deram a conhecer como é desenvolvido o software, as suas funcionalidades, realizando ainda uma pequena demonstração das suas potencialidades.

O Alinex é um sistema operativo “da família Linux” orientado para utilizadores portugueses. É uma excelente alternativa a sistemas proprietários, de instalação acessível, com todo o software necessário a um uso individual ou profissional (documentação). É utilizável em desktops, portáteis, servidores, PDA's, quiosques, POS's, etc. Tem como públicos alvo o sistema educativo, a administração pública, as PME's, o utilizador individual, as software houses.
O Alinex foi desenvolvido na Universidade de Évora como resultado de uma parceria com a Junta da Extremadura espanhola, responsável pela versão GNU/LinEx (parcerias).

Como bom português experimenta o que de melhor se faz em Portugal na área dos sistemas operativos gratuitos em
www.alinex.org

Em nome da Escola Secundária de Santo André agradecemos à equipa responsável pelo desenvolvimento deste sistema, em especial ao Dr.Luís Rato, Pedro Salgueiro e Cláudio Fernandes da Universidade de Évora.

Sem comentários: