quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Halloween na ESSA

No dia 31 de Outubro do presente ano escolar, o núcleo de estágio de Português/Inglês dinamizou mais uma actividade, envolvendo as turmas do 9º C, 10º G, 11ºE/F e 11ºG e alguns alunos do 11ºC. No fundo, embora com a participação mais empenhada destas turmas, esta actividade procurou estender-se a toda a comunidade escolar, promovendo a tão desejável interacção entre alunos, professores e funcionários.
A propósito da celebração do Halloween—Dia das Bruxas—, os alunos propuseram-se decorar com toda a imaginação possível os blocos da escola e respectivas entradas. Outros locais-chave, tais como a sala de professores, o bar, a biblioteca e a reprografia não escaparam a esta iniciativa, em que foi possível testemunhar-se toda a entrega, imaginação e cumplicidade dos alunos. A sala dos professores estava devidamente decorada, alertando os docentes para a iniciativa que estava a ser dinamizada conforme comprovam as várias fotos que documentam esta actividade. A celebração deste evento, focalizada na eleição do bloco melhor decorado, envolveu inúmeros recursos e adereços e movimentou a comunidade escolar que mais uma vez, aderiu de forma empenhada a esta iniciativa.
A transposição dos limites físicos da sala de aula, a aplicação da competência criativa e a capacidade anímica e a rentabilização dos recursos disponíveis, com vista à obtenção do produto final, misturaram-se com os conteúdos que transversalmente subsistiram à comemoração/dinamização deste evento.
Salienta-se a oportunidade dada, tanto a alunos como a professores, de se organizar, delegar tarefas e realizar algo que envolveu a aplicação de outras competências/habilidades relativamente ao que é tradicionalmente feito nas aulas. Foi agradável constatar que se conseguiu mobilizar toda a comunidade escolar, envolvendo conteúdos comuns e transversais às disciplinas envolvidas e promovendo assim, a nível dos discentes:
—Desenvolvimento da sua consciência como seres criativos;
—Participação em diferentes tarefas;
—Interacção com outros alunos e outros elementos da comunidade escolar;
—Capacidade de intervenção e empenhamento dos alunos nas actividades propostas;
—Poder de iniciativa e capacidade de gestão de diferentes recursos para obtenção de produto final.
Durante todo o evento, a restante comunidade escolar foi chamada a participar no espírito do Halloween por toda a escola, observando, comparando os blocos decorados e optando pela eleição do melhor.
Finalmente, a votação foi dada por encerrada, tendo-se realizado o escrutínio dos votos. Foram simbolicamente distribuídos pelos elementos da turma vencedora—10º G—responsável pela decoração do bloco C1, certificados e diplomas e publicamente divulgados os resultados.
O núcleo de Português /Inglês quer agradecer a todos a sua valorosa participação (em particular ao clube de Teatro da ESSA), constatando que, quando existe vontade, força anímica e empenho, se conseguem derrubar fronteiras e alcançar objectivos.



Núcleo de Estágio Português e Inglês da Escola Secundária de Santo André

Sem comentários: