sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Teatro em Inglês…



Uma nova
interpretação da obra de William Shakespeare…

No passado dia 27 de Fevereiro de 2008 os alunos da ESSA foram ao teatro, no âmbito da iniciativa ExpoLíngua. A actividade foi dinamizada por um grupo de professores de Inglês da Escola Secundária de Santo André – Barreiro e envolveu os alunos de várias turmas dos 10º e 11º anos. Alguns deles participaram activamente na representação teatral com excelentes desempenhos.
Os alunos e professores divertiram-se bastante com toda a animação que a peça envolveu e a dinâmica que gerou.

Obrigado ao grupo organizador.

F.R.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Visita ao Centro Cultural de Belém_Jan08








































Fotografia: Fábio Rodrigues e Ana Rita Rodrigues

Alunos ensinam Professores

Acção de Formação “Utilização do Moodle como Professor”

Nos dias 13 e 15 de Fevereiro, no âmbito do projecto CREP – Centro de Recursos Educativos do Profissional, dinamizado pelo Prof. Nuno Ramalho, os alunos do 11º Ano do Curso Profissional de Informática de Gestão, realizaram a acção de Formação “Utilização do Moodle como Professor”. Esta acção contou com a presença de vários professores que tiveram assim a possibilidade de colmatar algumas das suas dificuldades na utilização do Moodle, nomeadamente na criação, gestão e utilização dos principais recursos e actividades disponíveis nesta Plataforma. Como formadores estiveram presentes os alunos Débora Formas, Fábio Faustino, Marcelo Pinheiro, Ricardo Morais e Vanda Pombo. A opinião dos professores participantes foi bastante positiva, incentivando para a realização de mais acções no âmbito da utilização das TIC.

N.R.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ida ao Teatro



Na passada quarta-feira, várias turmas do 9º ano foram a Setúbal a fim de assistir à representação do Auto da Barca do Inferno.


Esta peça vicentina, que integra as obras de leitura obrigatória para o 9º ano, foi objecto de estudo da equipa do Teatro de Animação de Setúbal que surpreendeu as expectativas dos visitantes com um trabalho interessante e inovador.


Com encenação de Carlos Curtoe de Pompeu José, os três actores presentes em palco, Duarte Víctor, Miguel Assis e Sónia Martins, conquistaram a atenção da jovem plateia. O espectáculo facilita a compreensão do texto dramático e também promove o debate em torno das adaptações levadas a cabo pelo grupo teatral.


A visita primou ainda pelo saudável convívio entre os participantes, professores e alunos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ler é uma Aventura


Quando lemos não precisamos de ler um livro inteiro, podemos ler um pouco de cada vez.
Ler um texto significa perceber, aprender, e se não percebermos temos de o ler mais de uma vez. Ler uma revista ou um livro também é aprender, aprendemos, pelo menos a dar menos erros, e a perceber coisas das quais não tínhamos conhecimento.


RR 8B

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Matematicando...


Problema das cinco casas

Existem cinco casas de cinco cores diferentes.

Em cada casa mora uma pessoa de uma nacionalidade diferente.

Essas cinco pessoas bebem diferentes bebidas, fumam diferentes marcas de tabaco e têm um certo animal de estimação.

Nenhuma delas tem o mesmo animal, fuma o mesmo cigarro ou bebe a mesma bebida.

Premissas (Pistas):

  1. O Inglês vive numa casa vermelha.
  2. O Sueco tem cachorros como animal de estimação.
  3. O Dinamarquês bebe chá.
  4. A casa verde fica à esquerda da casa branca.
  5. O dono da casa verde bebe café.
  6. A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros.
  7. O dono da casa amarela fuma Dunhill.
  8. O homem que vive na casa do centro bebe leite.
  9. O Norueguês vive na primeira casa.
  10. O homem que fuma Camel vive ao lado do que tem gatos.
  11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
  12. O homem que fuma Marlboro bebe cerveja.
  13. O Alemão fuma Winston.
  14. O Norueguês vive ao lado da casa azul.
  15. O homem que fuma Camel é vizinho do que bebe água.

Questão: Quem tem um peixe como animal de estimação?

Nota: Este problema foi proposto por Einstein, o qual afirmou, na época, que “98% da população mundial não o conseguia resolver”

Diverte-te jogando e resolve este enigma da matemática!

O jornal Cidad' Essa agradece desde já a contribuição da prof. Ana Silva, que decidiu colaborar com este passatempo.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Tecnologia skoool em Portugal!

A tecnologia skoool™ é uma ferramenta que fornece soluções multimédia e recursos interactivos na Internet, orientados para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento dos alunos e potenciar o trabalho dos professores.

O skoool chegou a Portugal através do site www.skoool.pt, no qual já podemos encontrar vários conteúdos interactivos para o 3º Ciclo do Ensino Básico nas áreas da Matemática,
Biologia, Física e Química.

Para viajares até lá, clica na imagem

N.R.

Horóscopo

Consulte o seu signo para saber o que demais importante vai acontecer na sua vida!
(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Visita ao Museu industrial da Quimiparque

O museu industrial da Quimiparque foi inaugurado em 2004 com o objectivo de deixar exposto ao público uma boa parte da história de uma das mais importantes fábricas do país ao longo do século XX.

A visita iniciou-se a partir do grande salão do museu que estava dividido por alguns pólos.
O primeiro pólo visitado foi o pólo da Juta. Neste pólo estavam expostas as máquinas que eram utilizadas para produzir os fios, os sacos e os tecidos de juta. Neste pólo ainda foi possível ver fardos e produtos de juta.
De seguida, foi-nos dado a conhecer o pólo industrial, onde era efectuado o controlo dos produtos produzidos através de um conjunto de equipamentos e material de laboratório, também expostos neste pólo.

O terceiro pólo visitado foi o pólo destinado ao tema da segurança e dos bombeiros. Neste pólo estavam expostos alguns equipamentos utilizados pelos bombeiros. De certa maneira este pólo serve também como homenagem aos bombeiros pois tem expostos guiões e condecorações atribuídos aos bombeiros da CUF.


De seguida, visitámos o pólo do projecto e fotografia. Neste pólo podemos encontrar uma recriação de um posto de trabalho de um “desenhador” no gabinete de projectos. A reprodução através de fotografia, através de um equipamento chamado "Kontophot".

No quinto pólo exposto um dos cinco geradores que produziam energia eléctrica para alimentar as máquinas da indústria têxtil. Este gerador começou a funcionar em 1944 e funcionava a Diesel. A título de curiosidade, o gerador está exactamente no sítio onde há cerca de 64 anos começou a funcionar.

De seguida, foi-nos dado a conhecer o Pólo da Evolução Histórica da CUF - Gabinete do Contínuo e Gabinete Médico. Neste pólo podemos encontrar uma interessante cronologia que demonstra a história do Barreiro em comparação à história da CUF ao longo dos anos. Além da cronologia, e, falando ainda de história, estavam expostos diversos objectos tais como carimbos ou medalhas comemorativas. Este pólo ainda tinha a recriação de um gabinete médico dos gabinetes médicos da CUF, onde existiam médicos de todas as especialidades, e o gabinete do contínuo, que controlava os movimentos do pessoal.
Depois da visita aos pólos do salão principal, fomos conduzidos a uma sala onde foi exibido um pequeno documentário sobre a história da CUF.


Finalmente, depois de a turma ter assistido ao documentário, foi-nos dada a conhecer o último pólo do Museu, que era mais uma homenagem aos bombeiros da CUF. Neste pólo estavam expostos os carros dos bombeiros, as suas fardas e todos os equipamentos que permitiam os bombeiros actuar em caso de emergência.
M.F. - 9ºC